NOTÍCIAS
Veja as demandas para nossa região da Consulta Popular
30/07/2017 / Veja as demandas para nossa região da Consulta Popular

 O governo gaúcho tem uma votação anual chamada Consulta Popular, em que todos os eleitores podem eleger quais obras, projetos ou demandas serão contempladas. Está nas suas mãos o poder de decidir onde serão investidos recursos determinantes para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

Desde 1998, o Estado do Rio Grande do Sul, através da Lei nº 11.179, que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado.

Anualmente o Governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da população. Este valor é distribuído entre as 28 Regiões do Estado, de acordo critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE). Para a nossa região do Médio Alto Uruguai temos as seguintes demandas:

1 - SAÚDE: Programa de Criação e fortalecimento de referências nos hospitais regionais - Oncologia para o HDP

2 - SEGURANÇA PÚBLICA: Programa para o Reaparelhamento dos órgãos de segurança da região do CODEMAU

3 - DESENVOLVIMENTO RURAL: Programa de apoio e fortalecimento das cadeias produtivas indutoras do desenvolvimento regional

4 - CULTURA, TURISMO E ESPORTES: Formatação do roteiro turístico águas e pedras

5 - AGRICULTURA: Programa para recuperação de mata ciliar

6 - DESENVOLVIMENTO RURAL: Programa de apoio à produção de energia alternativa com o uso de painéis solares

Para 2018, serão destinados R$ 60 milhões, para serem divididos entre todas as 28 regiões do Estado. A votação ocorre nos dias 1, 2 e 3 de agosto e poderá ser feita pelo site da Consulta Popular: (https://vota.rs.gov.br/register), ou presencialmente trazendo consigo o título de eleitor.

Com informações do Portal Consulta Popular