NOTÍCIAS
Alunos e professores no primeiro encontro de implantação de Cooperativas escolares
02/05/2018 / Alunos e professores no primeiro encontro de implantação de Cooperativas escolares

Na última terça-feira, 24, estiveram reunidos grupos de alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental, séries finais, acompanhados de suas coordenadoras para o seu primeiro encontro de formação para implantação de Cooperativas escolares em seus estabelecimentos de ensino. O encontro aconteceu na EMEF Olegário Falcão na Linha Lajeado Grande.

 

 

As Cooperativas Escolares são associações de estudantes com finalidade educativa podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em beneficio dos associados. Sua essência busca formular uma proposta pedagógica com a participação de todos os alunos em vivências práticas. Mas, acima de tudo nosso objetivo é oportunizar aos jovens uma formação que contribua para o desenvolvimento de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos com senso de responsabilidade e participação através da vivência de um modelo cooperativo e sustentável, além de obter melhores resultados em sala de aula quanto a disciplina, rendimento escolar e participação efetiva do dia a dia da escola.

 

 

As escolas contempladas com essa ação educativa serão a E.M.E.F. Sebastião Lemes Mathias do Bairro Lemes, E.M.E.F. José Loureiro da Silva da Linha Lajeado Figueira, E.M.E.F. Olegário Falcão da Linha Lajeado Grande e E.M.E.F. Osvino Artur Dieterich da Linha Vista Gaúcha. O projeto das cooperativas escolares é uma ação educativa organizada pelo SICREDI e municípios que desenvolvem o PUFV- Programa A União faz a Vida e desejam implantar as mesmas em suas escolas.

 

 

Hoje, o SICREDI faz um grande investimento nas formações para educadores e educandos com a assessoria especializada do professor Everaldo Marini de Nova Petrópolis-RS. Na oportunidade contamos com a presença do Sr. Claudemir Bazzanela, gerente da Unidade do SICREDI Erval Seco grande incentivador do Cooperativismo.