NOTÍCIAS
Erval Seco implantará a partir de terça-feira Sistema de Agendamento de Consultas
21/07/2018 / Erval Seco implantará a partir de terça-feira Sistema de Agendamento de Consultas

 

Pensando na melhor acessibilidade e um melhor atendimento público na área da saúde, o município de Erval Seco implantará a partir desta terça-feira, 24, o Sistema de Agendamento de Consultas no ESFs. Em entrevista, o Secretário Municipal de Saúde, Sandro Graff, explica como que irá funcionar o sistema que ainda gera algumas duvidas a comunidade.

 

 

Repórter: Qual o objetivo da implantação do Sistema de Agendamento de Consultas associadas ao atendimento da livre demanda?

 

 

Promover uma melhor acessibilidade e acolhimento ao usuário, proporcionar uma melhor organização do sistema e por fim diminuir filas de espera nas madrugadas atendendo a demanda reprimida crescente, tentando melhorar a satisfação do usuário e da equipe de saúde.

 

 

Repórter: Qual foi a razão de implantar o Sistema de Agendamento de Consultas dos ESFs?

 

No inicio quando assumimos a Secretaria de Saúde, já tínhamos a preocupação de terminar ou pelo menos reduzir com as filas nos ESFs. Com o passar dos dias fomos amadurecendo esta ideiae após participar do 30 º Congresso do COSEMS, participei de uma das oficinas junto com demais onde se tratava de experiências de outros municípios que estão colocando em prática o sistema com grande êxito. Com isso junto com a Administração resolvemos adotar a melhor forma de organizar o sistema de atendimento aos usuários, implantando o agendamento de consultas associado a livre demanda nos ESFs sendo eles: Coronel Finzito, Arco Iris e cidade.

 

Repórter: Como que vai funcionar o Sistema de agendamento e livre demanda?

 

O município possui três equipes de ESFs, uma na cidade e duas no interior, na qual será feito o agendamento de consultas. Cada ESFs tem um sub-posto de Saúde: ESF-Cidade (Bom Jesus), ESF – Coronel Finzito ( Lajeado Grande) e ESF – Arco Iris ( Linha Vista Gaúcha) no qual o atendimento nesses sub-postos será somente na livre demanda.

 

 

A unidade Básica de Saúde em anexo ao Hospital atenderá na livre demanada, os atendimentos de urgência e emergência continuam com atendimento no Hospital de Caridade. Teremos o inicio do agendamento a partir do dia 24 cada mês, somente os que residem na área de cada ESF, o usuário devera realizar o agendamento prersencial ou telefonico, será ofertado 50% agendamentos e 50% livre demanda. Pelo periodo de adpatação e avaliação do sistema, o objetivo após a avaliação é aumentar para 70% a capacidade de agendamento das consultas e 30% livre demanda, principalmente no ESF da Cidade.

 

 

Repórter: Caso um cidadão agende uma consulta e não possa comparecer, o que acontece?

 

Caso o paciente não comparecer na consulta agendada e não justificar sua falta 24 horas antes, o mesmo só poderá agendar consulta após 30 dias, conforme o sistema SISREG. Salientamos que o atendimento da livre demanda será prioritário. No ESF- Cidade pela parte da manhã terá atendimento somente para puericultura ( crianças menores de um ano de idade) com atendimento.

 

 

Para agendar uma consulta basta entrar em contato:

ESF – Cidade: 55 3748 12 ou 1136 - Celular: 55 9 96230867

ESF – Arco Iris: 55 3748 1317

ESF – Coronel Finzito: 55 3748 40 33