NOTÍCIAS
Acende o alerta para a importância da separação do lixo depois de funcionários do CIGRES passarem mal após intoxicação
21/07/2018 / Acende o alerta para a importância da separação do lixo depois de funcionários do CIGRES passarem mal após intoxicação

 

Na quinta-feira, 19, a comunidade regional ficou em alerta depois que funcionários do CIGRES passaram mal e  tiveram que ser encaminhados ao hospital de Seberi  por intoxicação. Tudo isso poderia ser evitado caso você cidadão contribuir; separando o lixo corretamente e não colocando recipientes tóxicos no lixo comum para que o caminhão da coleta seletiva transporte. O CIGRES (Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos) recebe lixo de 31 cidades do norte gaúcho, sendo que nosso município está incluso.

 

 

A separação do lixo é de suma importância para todos, devendo ser separado principalmente as embalagens tóxicas utilizadas em lavouras e para outra utilidade. Em nosso município, a EMATER em parceria com a Secretaria Municipal de Obras realizam o roteiro da coleta de embalagens vazias de agrotóxicos. O material causador do mal-estar e ainda não foi identificado,  atingiu primeiro as pessoas que trabalhavam na área de triagem e manusearam o conteúdo recém-descarregado.

 

 

Em Erval Seco a coleta seletiva é realizada três vezes na semana: Segunda-feira para lixo orgânico, quarta-feira para lixo seco e sexta-feira para lixo orgânico, na quinta-feira recolhimento do lixo nos distritos e bairros, além do roteiro da coleta de embalagens de agrotóxicos realizado no interior do município. 

 

Para que haja a reciclagem do lixo e a diminuição dos impactos ambientais causados pelo descarte de resíduos, é fundamental que haja um cuidado adequado com a maneira com que esses itens são dispensados por residências, empresas, comércios e indústrias de todos os segmentos.

 

Esta afirmação é ainda mais importante e verdadeira quando se trata de lixo altamente tóxico. Apesar do nome, que remete as substâncias químicas manipuladas apenas em laboratório, o lixo altamente tóxico está presente na casa de todas as pessoas, uma vez que nessa categoria entram:

  • Óleo de cozinha: independentemente do grão que foi utilizado em sua produção, o óleo possui alto potencial de contaminação da água:
  • Eletrodomésticos: possuem metais pesados e gás CFC em sua composição, sendo altamente poluentes para o solo e para a atmosfera;
  • Pilhas e baterias: assim como os eletrodomésticos e eletrônicos, esse tipo de resíduo possui altas concentrações de metais pesados que são extremamente nocivos ao meio ambiente;
  • Lâmpadas: as lâmpadas possuem mercúrio, um dos metais pesados com maior potencial poluente para solo e águas;
  • Remédios: possuem uma série de substâncias capazes de prejudicar a qualidade da água e do solo.

Como é possível observar, o lixo altamente tóxico corresponde a objetos banais e que são usados diariamente por grande parte da população. Para evitar que causem danos ao meio ambiente, é fundamental que esses itens sejam descartados corretamente.