NOTÍCIAS
CRAS completa 10 anos em Erval Seco
31/08/2017 / CRAS completa 10 anos em Erval Seco

O CRAS foi instalado em nosso Município em maio de 2007 e a inauguração ocorreu em  6 de setembro do mesmo ano, inicialmente localizava-se na avenida Harry Luersen (2 anos),depois na Avenida Reinoldo Sturzbecker ( 4 anos) e desde 2013 na avenida Hoffmann 61.

O CRAS- Centro de Referencia de Assistência Social é uma unidade estatal publica responsável pelos serviços continuados de proteção social básica ás famílias, são ofertados serviços e ações do Programa de Atenção Integral á Família – PAIF e Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários – SCFV, a grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, em decorrência da ausência de renda, precário acesso aos serviços públicos e rompimento ou fragilização nas relações familiares e comunitárias. São desenvolvidos programas, projetos e benefícios relativos á segurança, rendimento, autonomia, acolhida, convívio familiar e comunitário e de sobrevivência a riscos circunstanciais, Assim sendo unidade de referencia e contra referencia do usuário na rede socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social e de referencia para as demais politicas publicas.

 

O CRAS tem suas atividades centradas em fortalecer, potencializar a função protetiva e socialização da família e da comunidade, fortalecimento de possibilidades de convívio, educação e proteção social na própria família, não restringindo as responsabilidades publicas de proteção social para com os indivíduos e a sociedade. Valorizar as famílias em suas diversidades, valores, cultura, com sua historia, problemas, demandas e potencialidades.

 

São atendidas em atividades de grupos PAIF 128 mulheres nas seguintes localidades: Cidade, Linha Machado, Linha Lajeado Figueira, Linha Lajeado Grande, Linha Caetano, Linha Canas e Linha Lajeado Caçador. Grupos de SCFV 83 Idosos, nas seguintes comunidades: Cidade, Lajeado Grande,  Distrito de Coronel Finzito e Distrito de Arco Ires.  Pessoas com deficiência 32 em dois grupos na cidade, Crianças/adolescentes 61 na Aldeia Indígena Gengibre e 83 criança/adolescente na cidade, totalizando 23 grupos ativos e 387 pessoas em atendimento nos mesmos. Em Acompanhamento PAIF são 86 famílias, as quais recebem atendimento sistêmico com elaboração de plano individual de superação das demandas ora enfrentada pela família. Também são realizados atendimentos individualizados aos usuários que demandam por benefícios eventuais, informação, cadastramento e atualização do Cadunico, Visitas domiciliares, encaminhamentos para a rede sócio assistencial e demais Politicas Publicas. São atendidas mensalmente mais de 650 pessoas no CRAS.

 

Estão sob responsabilidade do CRAS os seguintes Conselhos: Conselho Municipal de Assistência Social com reunião ordinária mensal na terceira quarta feira do mês. Conselho Municipal do Idoso e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 

A equipe CRAS é constituída pelos seguintes profissionais concursados: um assistente social coordenador, um assistente social e um psicólogo técnicos de referencia, um digitador/entrevistador do Cadunico, um motorista, uma serviços gerais. Contratados através de Micro Empreendedor Individual: um facilitador de oficina, cinco educadores sociais. E uma estagiária de Serviço Social ( sem remuneração).

 

Informações  CRAS Erval Seco