NOTÍCIAS
Professores participam de formação do PNAIC
13/04/2018 / Professores participam de formação do PNAIC

No sábado, 07, iniciou a formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Nessa edição, o PNAIC apresenta uma nova configuração que institui a noção de TERRITÓRIO. Assim as formações do PNAIC acontecerão nos municípios com os professores das duas redes, Municipal e Estadual.

O PNAIC 2017/2018 amplia os eixos de atuação, além do Eixo do 1° ao 3° ano estão incluídos também o Eixo Pré A/B e o Eixo do PNME (Programa Novo Mais Educação).

Cada Eixo possui um Formador Local que será responsável pelas formações estando os mesmos orientados pelos coordenadores locais de cada município e do coordenador regional da 20ª CRE. Essas formações compreenderão 100 horas, sendo 60 horas presenciais e 40 horas á distância. A certificação será expedida pela UFRGS, universidade responsável pela formação dos Formadores Locais nessa edição.

 

 

Para cumprir essa carga horária proposta, os Coordenadores Locais e Coordenador regional, juntamente com os Formadores Locais organizaram ações conjuntas a fim de maximizar os horários.

 

 

Durante a manhã foi feito um dialogo sobre “UM OLHAR PARA FORMAÇÃO DE LEITORAS”. À tarde as turmas foram divididas por eixos. Onde os conhecimentos que as formadoras locais receberam em Porto Alegre pela UFRGS foram multiplicados no Município.

 

O PNAIC é um compromisso assumido entre os governos federal, estadual e dos municípios, desde 2012, para atender à meta 5 do plano Nacional de Educação, que estabelece a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças ,no máximo, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Mais fotos em:https://goo.gl/2Dj2Qw