PREFEITURA MUNICIPAL 55 3748 1200 I FAX - 55 3748 1185 TELEFONES ÚTEIS

CASO CONFIRMADO DE DENGUE EM ERVAL SECO

8 de fevereiro de 2019

Uma Moradora do distrito de vila Arco íris, não se sentiu bem e procurou a Unidade Básica de Saúde, os profissionais ouviram o relato dos sintomas e logo suspeitaram que poderia se tratar da dengue e a encaminharam para o exame sorológico (IgM) o resultado foi positivo para Dengue e a paciente está em tratamento médico. No entanto não se sabe se a moradora contraiu a doença no Município ou fora.

O Secretário de saúde Sandro Marcio Pereira Graff imediatamente determinou um mutirão de limpeza com agentes do ESF da cidade, da Arco -íris e agentes das endemias, em seguida o mutirão será na sede do Município, este trabalho  vai envolver também a Secretaria Municipal de Obras, portanto pede-se encarecidamente a população que faça um “pente fino” na sua residência, incluindo todo o pátio; IMEDIATAMENTE! como uma das medidas para evitar novas contaminações. Além disso, o secretário recomenda o uso de repelente de insetos.

O prefeito Leonir Koche afirmou a imprensa que o Município está em ALERTA MÁXIMO e que todas as medidas preventivas que já vinham sendo tomadas serão intensificadas e DETERMINOU a sua equipe o monitoramento constante em todo território do Município.

Diante dos sinais abaixo, procure ajuda médica com urgência.

  1. Febre Alta. …
  2. Náuseas e vômitos. …
  3. Dor de cabeça e no fundo dos olhos. …
  4. Manchas vermelhas na pele. …
  5. Mal-estar e cansaço extremo. …
  6. Dor abdominal, nos ossos e nas articulações…

O MUNICÍPIO DE ERVAL SECO POSSUI PROFISSIONAIS HABILITADOS PARA DIAGNOSTICAR E TRATAR A DENGUE.

MEDIDAS PARA EVITAR A PRESENÇA DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

(FONTE : Hospital Sírio Libanês)

1- Destruição dos locais reprodução. O mosquito Aedes aegypti reproduz principalmente em água parada. Para evitar a replicação do mosquito, mantenha fechada as caixas d´água, garrafas e baldes com água. Latas, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos e até folhas grandes caídas também merecem atenção, pois podem acumular água da chuva. Nos ralos, utilize sal de cozinha, água sanitária, ou mantenha-os cobertos e fechados.

2- Proteção da casa.  o Aedes aegypti costuma picar dentro de casa. Portanto, redes de proteção nas portas e janelas da residência ou ao redor das camas evitam o contato do mosquito. Por não gostarem de baixas temperaturas, o uso de ar-condicionado também contribui para afastar os mosquitos.

3- Inseticida. O uso de inseticidas é eficaz contra o Aedes aegypti. Espirrar esse produto diariamente nos quartos e salas, seguindo o modo indicado pelo fabricante, ajuda a matar esse inseto e evitar o contágio de doenças. Os repelentes conectados à energia elétrica também são efetivos para afastar os mosquitos.

4- Repelente. Entre os três principais agentes dos repelentes disponíveis no Brasil, a icaridina na concentração de 20% a 25% oferece maior duração na pele (dez horas em média de proteção). Os repelentes à base de deet, os mais encontrados nas farmácias, têm concentração de até 15%, e conferem proteção de no máximo seis horas. Já os repelentes com IR3535 são indicados para crianças de 6 meses a 2 anos de idade e exigem a reaplicação a cada duas horas.      

Vídeos Destaque

ASSISTA AO INFORMATIVO MUNICIPAL

INFORMATIVO MUNICIPAL DIA 31 DE MAIO DE 2019

Publicado por Prefeitura de Erval Seco em Segunda-feira, 3 de junho de 2019

ASSISTA AO INFORMATIVO MUNICIPAL DO DIA 31 DE MAIO DE 2019

Ver mais