PREFEITURA MUNICIPAL 55 3748 1200 I FAX - 55 3748 1185 TELEFONES ÚTEIS

Escola Municipal de Educação Infantil Mercilda Lutz Borella coloca em pratica os ESPAÇOS SENSORIAIS: EXPERIMENTAR É APRENDER

28 de agosto de 2019

A Educação Infantil é uma das mais importantes etapas na formação da criança, pois é onde ela começa a experimentar o mundo fora do núcleo familiar, faz novos amigos, aprende a conviver com as diferenças e faz várias descobertas em todas as áreas do conhecimento.
As crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito próprio. Os conhecimentos são construídos a partir das interações que estabelecem com outras pessoas e com o meio em que vivem. As memórias são criadas a partir de atividades vivenciadas no seu dia a dia.
O corpo oferece elementos para a construção do indivíduo enquanto ser pensante, afetivo e social capaz de reconhecer-se na coletividade. Reforçar a consciência do corpo por meio da exploração do mundo, através de estímulo das percepções do olfato, visão, tato, paladar e audição é de extrema importância.
A forma sensorial de educar e ensinar é defendida por Maria Montessori, médica, pedagoga, psiquiatra, pesquisadora, educadora. Segundo ela, o caminho do intelecto passa pelas mãos, pois é por meio do movimento e do toque que as crianças exploram e decodificam o mundo ao seu redor. O aprendizado parte da experimentação do concreto para a compreensão do abstrato, o que se dá por meio de elementos presentes nos objetos, tais como, tamanho, forma, cor, textura, cheiro, peso, etc.
Desta forma a Escola Municipal de Educação Infantil Mercilda Lutz Borella, colocou em prática o projeto intitulado: Espaços sensoriais: Experimentar é Aprender, no qual foram construídos espaços sensoriais a fim de estimular a inteligência, a criatividade, o espírito cooperativo em nossos pequenos educandos, através de recursos financeiros conseguidos através do Fundo de Desenvolvimento Regional da SICREDI do Alto Uruguai, Secretaria Municipal de Educação de Erval Seco, CPM da escola, bem como doações de familiares e empresa.
Os espaços criados foram os seguintes: Espaço da areia: com ampla caixa de areia; espaço da água: com canos de pvc e bacias; espaço da casinha: com objetos de madeira e utensílios para a mesma; espaço do teatro: com casinha revestida de tnt, fantasias e fantoches; espaço do olfato: com plantas que exalam aromas; espaço motor e sonoro: com canos e curvas de pvc para bolinhas, painel psicomotor e painel sensorial de parede com objetos diversos; carrinhos de madeira; circuito sensorial de canos de pvc; pintura de um caminho psicomotor na calçada da escola.

Vídeos Destaque

Informativo da Prefeitura Municipal de Erval Seco do dia 21-07-2023.